Vassununga
Parque Estadual
Parque Estadual
O Parque foi criado para preservar importantes remanescentes dos Biomas Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual) e Cerrado e seus respectivos ambientes.
Abriga uma grande concentração de jequitibás-rosa (Cariniana legalis) ainda existente no Estado de São Paulo, tendo duas das maiores árvores do Estado; O Patriarca e A Matriarca.
O Patriarca: é o mais conhecido pela população pois é o principal atrativo da Unidade, tem cerca de 42m de altura e 12,40m de circunferência.
A Matriarca: descoberta em 2018, se encontra no interior de um dos fragmentos, tem cerca de 44m de altura e 11,88m de circunferência, mas sem acesso ao uso público.
Esta é uma Unidade de Conservação que melhor reflete a situação de cobertura florestal do interior de SP por seu território ser constituído de fragmentos separados entre si.
A Gleba Pé-de-Gigante, nome dados devido a sua formação geológica que vista do alto remete a uma forma de pegada de um gigante, é seu maior fragmento, sendo representado pelo bioma Cerrado.
Desde 1970, o Parque Estadual da Vassununga se estende por mais de 2 mil hectares do município de Santa Rita do Passa Quatro. Importante por preservar porções significativas de floresta estacional semidecidual e Cerrado, o Parque possui a maior população de jequitibá-rosa do Estado. Nele também se encontra o que provavelmente é o maior e mais velho exemplar dessa espécie, o Patriarca. Além disso, o visitante pode apreciar uma bela paisagem, já que suas áreas e floresta estão em uma região de vale.
Saiba mais sobre o parque do Vassununga
Ficou com alguma dúvida? Estamos a disposição para te atender!
Atendimento online e presencial !
Contato (16) 98156-4478