Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand
Colecionar e apresentar a arte de nosso tempo requer uma certa dose de coragem. O melhor da arte moderna e contemporânea faz uma ruptura fundamental de algo que pensávamos que sabíamos, e nos obriga a ver o mundo com outros olhos. Um entendimento completo do que um artista alcançou pode iludir nossa compreensão durante décadas, até mesmo séculos. Esse é o objetivo do Instituto CGC, em uma espécie de espaço indeterminado, tentando dar sentido ao trabalho no presente, enquanto simultaneamente imagina que uso ele poderá ter na história futura. É precisamente esta vontade de oscilar entre o presente e o futuro, sempre olhando para a frente, que fará do ICGC uma instituição tão dinâmica, inspiradora e necessária ao longo de sua história.
Em uma cidade e região completamente fora do cenário cultural nacional, cuja importância deriva, como sempre, de sua fome de saber e propensão para abraçar a mudança e refazer-se uma e outra vez, o ICGC se propõe entusiasticamente a assumir o papel de catalisador cultural, continuamente à procura de novas maneiras de desafiar os nossos visitantes e a nós mesmos a imaginar diferentes formas de ver, de pensar e de ordenar o mundo. As vezes podemos alcançar este objetivo através da simples apresentação de obras de arte revolucionárias tão atuais e originais que são de tirar o fôlego; em outro momento podemos revisitar a obra de um mestre moderno e assim liberar um potencial radical não investigado antes. Mas, sempre, o fundamental será um projeto educativo de excelência e essa é uma de nossas principais missões.
Fruto da obra inacreditável de Gilberto Chateaubriand, que com seu olhar e inquietação, construiu uma coleção que retrata a história da arte brasileira por décadas, movimentos e artistas de 1915 até hoje. Gilberto fez disso sua missão, se tornando um operário da Coleção.
A criação do Instituto, na fazenda, com grande foco nas escolas e habitantes da região, apresentando a arte e sua história era um sonho nosso de muitos anos. Temos companheiros de diretoria e sócios fundadores, a consciência da responsabilidade de levar a tradição de renovação e de excelência do Instituto para aqueles que virão. É um privilégio, poder contar com a colaboração dos membros de nosso quadro que também tomaram para si está responsabilidade e trazem sua inteligência e criatividade para o crescimento da instituição. Cada um deles contribuindo de alguma forma, para tornar nosso projeto possível e sou profundamente grato por sua dedicação.